6° Ano- Redação – Prática de escrita 13
06/08/2020
Olá, pessoal!
Segue aqui a proposta de redação para essa semana e as principais características e estrutura do gênero carta.
Gênero Carta
Principais características:
As principais características da carta pessoal é:
- Presença de destinatário (interlocutor) e remetente (locutor)
- Uso de linguagem formal ou informal
- Texto de ordem sentimental e subjetiva
- Texto geralmente breve
- Escritos na primeira pessoa do singular
- Tema livre (seja fatos do cotidiano, acontecimentos)
Estrutura:
- Local e Data: são colocados acima de qualquer informação.
- Vocativo: o nome do destinatário aparece logo abaixo do local e da data. Pode também ser substituído (ou estar junto ao nome) por expressões de saudações (caro amigo, tia querida, etc.).
- Corpo do texto: conta com a introdução, desenvolvimento e conclusão do que se pretende informar.
- Despedida: saudações do remetente que podem ser de cunho formal ou informal, por exemplo, “atenciosamente” ou “beijos carinhosos e forte abraço”
- Assinatura: para finalizar a carta, o remetente assina seu nome abaixo das saudações de despedida. Nas cartas pessoais geralmente é escrito somente o primeiro nome.
Proposta de redação:
Produza uma carta de tema livre, seguindo como base as principais características e sua estrutura.
Você pode inventar o assunto que você está abordando, o destinatário, e até mesmo fingir que é outra pessoa. Seja criativo!
O texto deve ter no mínimo 10 linha e no máximo 20. Coloque no seu caderno de redação que o gênero é carta e o tema é livre. Faça o rascunho para que você possa estar corrigindo seus erros posteriormente.
Após fazer tudo, você deve enviar o rascunho e o texto final.
E-mail do professor: [email protected]
Assunto do e-mail: Prática de escrita 13
Data limite de entrega: 07/08/20.
No e-mail você deve informar o seu nome e a turma.
Critérios avaliativos:
A produção de texto será avaliada com os seguintes critérios:
- Organização do projeto de texto;
- Adequação do texto com a proposta;
- Revisão e melhoramento do texto;
- Organização das partes textuais;
- Uso correto da gramática padrão.