A diferença entre dissociação e ionização

27/01/2020


João Victor Borges Assis


É importante entender que a dissociação iônica é a separação de íons que ocorre a partir de compostos iônicos dissolvidos em água. É de conhecimento geral que a água interage com os íons e provoca a sua separação, um fenômeno denominado de solvatação, conforme a ilustração abaixo:

Resultado de imagem para solvatação

Fonte: Universo da Química (universoqui.blogspot.com)

É importante ressaltar que apenas as substâncias iônicas, como sais e bases, sofrem dissociação quando em soluções ou fundidos. Para exemplificar o processo de dissociação, podemos utilizar o NaCl, o sal de cozinha, cloreto de sódio. Quando o NaCl é colocado em água, temos a seguinte equação:

NaCl(s) → Na+(aq)­ + Cl(aq)

 

O NaCl é um composto iônico, por isso, os íons já existiam, o que ocorreu foi apenas a separação entre eles através da ação da água.

Diferentemente da dissociação, a ionização é uma reação química que origina íons a partir de ácidos colocados em água. Assim, a ionização é o processo de formação de íons. Exemplo:

 

HCl(l) → H+(aq)­ + Cl(aq)

No caso do HCl (ácido clorídrico), a ligação química entre o H e Cl é quebrada e formam-se os íons H+ e Cl.

É importante ressaltar que os íons livres em soluções aquosas podem conduzir eletricidade, como esquematizado abaixo, essas soluções são chamadas de soluções eletrolíticas. Tal situação não ocorre, por exemplo, com uma solução de glicose (C6H12O6) que não forma íons em solução aquosa. Portanto, não há condução de eletricidade e o açúcar apenas se dissolve na água, sendo chamada de solução molecular.
Fonte: todamateria.com.br

 

>
WeCreativez WhatsApp Support
Estamos a sua disposição para quaisquer dúvidas. Fale conosco!
👋 Oi, como posso te ajudar?