Educação física Infantil
03/11/2020
Bom dia senhores pais e responsáveis, segue abaixo o link das aulas dessa semana e também dicas de avaliação sobre o desenvolvimento da criança.
Berçário I: https://studio.youtube.com/video/CnBS3jGVXDA/edit
Berçário II: https://studio.youtube.com/video/cPdyk2PbWBU/edit
Essa fase do Berçário é conhecida como a fase de estímulos, é preciso estimular a criança no desenvolvimento tátil sensorial (brincadeiras com texturas, tintas, areia, água, esponjas, espuma….), os estímulos também precisam acontecer de forma motora Global (caminhar, correr, pular…). E essencial as dinâmicas apresentar estímulos visuais e auditivos. É muito importante estimular o desenvolvimento intelectual como por exemplo desenvolvimento da fala, o desenvolvimento social que e a empatia pelos outros, e o desenvolvimento emocional que pode caracterizar pela formação de um forte laço afetivo ou vinculação.
Maternal I e II: https://youtu.be/1YErB7S9NSw
Essa fase precisamos estar atentos ao;
Desenvolvimento físico ( equilíbrio, manipulação de objetos, e o controle dos esfíncteres).
Desenvolvimento intelectual (raciocínio lógico, competências linguísticas, capacidade de contar de 1 á 10).
Desenvolvimento social (é capaz de participar em atividades com outras crianças, como por exemplo, esperar sua vez, ou dividir o brinquedo).
Desenvolvimento emocional (começa entender a palavra não e aprende a se frustrar sem fazer birra).
Jardim I e II: https://youtu.be/mOk1WI8Owi8
Desenvolvimento físico: sabe correr, saltar, subir escadas, consegue escovar os dentes, pentear os cabelos, se vestir e amarrar os sapatos.
Desenvolvimento intelectual: imaginação em jogos faz-de-conta, começa a ter noção de causa e efeito, começa utilizando corretamente o plural, os pronomes e os tempos verbais, conhece cores e números, capacidade de memorizar histórias e repeti-las, entende conceitos de “antes” e “depois”, “em cima” e em baixo”, “ontem” e “amanhã”.
Desenvolvimento social: gosta de brincar com outras crianças, gosta de imitar as atividades dos adultos, sabe respeitar regras.
Desenvolvimento emocional: começa desenvolver independência e autoconfiança, pode manifestar medo de estranhos, animais e escuro. Começa a conhecer os seus próprios limites, pedindo ajuda. Os pesadelos são comuns nesta fase. Tem amigos imaginários e uma grande capacidade de imaginar. Pode apresentar alguns medos: do escuro, de cair entre outros. Se estiver cansada, nervosa ou chateada, poderá apresentar alguns dos seguintes comportamentos: roer as unhas, piscar repetidamente os olhos, fungar, etc. Envergonha-se facilmente.
Desenvolvimento moral: começa a distinguir o certo do errado, tem dificuldade de assumir os próprios erros, começa a mentir ou culpar os outros de comportamentos reprováveis.
“APRENDEMOS SOBRE O JEITO DE SER DE CADA CRIANÇA ATRAVÉS DA FORMA COMO SE RELACIONA COM SEUS AMIGOS, SEUS BRINQUEDOS, COMO MANIFESTA SUAS VONTADES E AFETOS; TOLERA SUAS FRUSTAÇÕES, ATRAVÉS DAS PRIMEIRAS EXPRESSÕES GRÁFICAS E DA LINGUAGEM”.
Um abraço grande da tia Mabbya.