FOCO NOS ESTUDOS

19/02/2018

Fabrício

Tenha foco…

Você está com dificuldades em se concentrar nos estudos? Bem, não se preocupe. Para se concentrar nos estudos, talvez seja necessário ajustar seus padrões de estudo, procurar um lugar silencioso e sem distrações, experimentar uma nova técnica ou, simplesmente, desenvolver um plano de estudos eficaz que permita um descanso sempre que necessário. Experimente até achar o que funciona melhor para você. Com o planejamento correto, será mais fácil se concentrar.

• Escolha o lugar correto.

Um ambiente silencioso é o mais apropriado. Não importa se é o seu quarto ou uma biblioteca, escolha uma atmosfera silenciosa e livre de distrações para poder se concentrar. Fique longe da TV e dos seus animais de estimação, além de qualquer outra coisa que possa distrai-lo. O ambiente também deve ter um lugar confortável para se sentar, com boa iluminação. Sua postura também é importante. Suas costas, pescoço ou olhos não podem se esforçar demais, pois a dor também é uma distração.

• Aproveite as aulas ao máximo

Preste atenção e participe das aulas. Faça as leituras obrigatórias e, se estiver com dúvidas, esclareça-as durante a aula. Quando seu professor fizer uma pergunta, levante a mão e ofereça uma resposta.

• Fique motivado.

É fácil ficar chateado quando não se tira notas tão boas. No entanto, o primeiro passo para melhorar é ser otimista. Reconheça que é possível melhorar e que você tem capacidade de tirar notas melhores.

• Faça anotações claras à mão.

Tente deixar suas anotações bem claras e legíveis. Em vez de copiar palavra por palavra o que for passado, tente fazer um resumo do assunto. Use abreviações e palavras-chave em vez de frases longas para não perder o que o professor está dizendo. Pule linhas para poder ler as anotações mais rapidamente e mantenha as informações organizadas, com títulos em cada seção e tópicos.

• Crie um cronograma de estudos em vez de estudar tudo de última hora.

Estudar de última hora aumenta o estresse e dificulta a absorção de informação pelo cérebro. Em vez de estudar somente na noite anterior à prova, estude um capítulo por dia, com uma breve revisão no dia seguinte. Vá fazendo dessa forma até estudar o conteúdo todo.
Digamos que você tem três provas na sexta-feira. Estudar na quinta-feira à noite será uma garantia de fracasso. Em vez disso, divida o conteúdo de estudo em partes menores e estude aos poucos ao longo da semana

• Faça refeições nutritivas.
  • Durma bem durante a noite.

Bons estudos!