TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
08/10/2016
O USO DE TECNOLOGIA EM SALA DE AULA.
Vivemos em uma sociedade que vem passando por uma rápida e significativa mudança na forma de comunicar-se e informar-se.
Até hoje, existem as pessoas que defendem o romantismo das cartas, que sem dúvida, foi uma forma importantíssima na comunicação entre pessoas distantes geograficamente, já que era de baixo custo e não exigia nenhum conhecimento especial além de um conhecimento básico da língua utilizada.
O telefone, ofereceu possibilidade de conversa em tempo real, porém, durante muito tempo, ficou restrito a poucas famílias pela oferta e também pelo custo de aquisição.
E o telégrafo? Será que ainda hoje é citado em sala de aula? Sabemos que é um dispositivo obsoleto.
O rádio encurtou distâncias, mas foi uma forma de comunicação de mão única, pois a mensagem vinha até o ouvinte e não havia a possibilidade de retorno.
Jornais e revistas impressos circularam levando informação e até mesmo entretenimento, porém, também não atingiu a todos rapidamente.
A televisão trouxe um mundo de imagens, sobressaindo-se das formas anteriormente citadas por deixar de apresentar imagens estáticas, passando para a evolução das cores e também foi, inicialmente, acessível a poucas famílias.
Podemos fazer uma comparação para percebermos que as mudanças atuais ocorrem de forma mais rápida que aquelas do passado. A televisão e o telefone levaram mais de um século para se popularizarem a ponto de se tornar um bem de consumo de quase toda população. Computadores, celulares e tabletes, com poucas décadas, já atingiram a maioria da população tornando-se essenciais para a rotina diária. Essa importância foi impulsionada, especialmente, pela internet que estabeleceu novas formas de comunicação, informação além de possibilitar a criação de redes de relacionamento que chegam a se sobrepor à presença física.
E essa mudança não para! Ou será que para? Na verdade para nos muros da escola, para no analfabetismo digital de uma geração de professores que enxerga a tecnologia como fator de desinteresse e superficialidade de informação.
Como é possível imaginarmos que a Escola forma um cidadão para o mundo atual se a prática no seu interior se aproxima mais da realidade do século XIX do que do século atual.
Façamos algumas reflexões:
- Nossa prática pedagógica se difere daquela utilizada por nossos professores?
- Nossos alunos se diferem dos alunos que fomos?
- Prática pedagógica e público alvo (alunos) modificaram na mesma medida com o passar dos tempos?
Todos nós, professores, precisamos compreender que nossos alunos estão conectados com um mundo diferente daquele que insistimos em apresentar.
O que fazer? Trabalhar com PowerPoint é usar tecnologia? Não podemos cair no erro de usar um recurso tecnológico, como PowerPoint ou qualquer outro e reforçar nossa aula de décadas atrás com a simples diferença de não usarmos giz.
Dúvida e medo são sentimentos comuns para algo novo, mas não podem ser barreiras. Precisamos nos informar, conhecer melhor esse mundo virtual no qual nossos alunos estão inseridos e utilizá-lo em favor da aprendizagem e do conhecimento.
Se conseguirmos inserir nosso conteúdo na realidade do aluno, com diferentes ferramentas, games, facebook, instagram, snapchat e outros aplicativos, criaremos novas estratégias de aprendizagem. Não se trata de abandonarmos tudo o que aprendemos, mas evoluir nossas estratégias para não nos tornarmos um profissional “TELÉGRAFO”.
Como aprender? Como mudar? O que fazer? Primeiramente devemos sair de nossa inércia, buscar apoio com os próprios alunos, com os colegas, com estudo, pesquisa e sobretudo, VONTADE DE APRENDER.