Educação Infantil

Conheça nossa equipe pedagógica

EDUCAÇÃO INFANTIL

PENSANDO SEMPRE NO FUTURO

É do nascimento aos 6 anos de idade que ocorre grande parte do desenvolvimento da criança e de sua inteligência, nos níveis racional e emocional, o que determina sua capacidade de aprender.

O Colégio Dinâmico é uma instituição de ensino, que tem um olhar apurado para os cuidados, as necessidades e os interesses dos seus alunos.

A proposta pedagógica do Colégio para o Berçário e Integral, estabelece duas funções: Assistencialista e Pedagógica. A função assistencialista, dedica-se aos cuidados como higiene e alimentação da criança, ou seja, todos os cuidados necessários para o seu bem estar. Na função pedagógica, a proposta baseia-se     no planejamento de atividades lúdicas, acompanhamento do desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo de cada um.

O desenvolvimento nos primeiros anos de vida é muito intenso, e o estímulo de forma correta proporciona um salto muito positivo, principalmente pelos mecanismos de repetição, imitação, exploração sensorial e afeto. As crianças aprendem em um universo muito particular. Crescem fisicamente, praticando exercícios motores; desenvolvem o pensamento e o conhecimento com a solução de situações problema; verbalmente, ampliando sua comunicação e expressão; psicologicamente, descobrindo sua identidade e socialmente, aprendendo a conviver com o outro.

Embasados na teoria da aprendizagem Sociointeracionista, percebemos a clareza de que as duas funções, assistencialista e pedagógica, têm igual importância na vida da criança, por isso, devem caminhar lado a lado. Dentro dessa perspectiva trabalhamos com berçaristas e professoras capacitadas e orientadas para propiciar momentos significativos, com uma rotina de atividades individuais e coletivas, para que a criança explore e conquiste novas descobertas.

ESTRUTURA

1

Aqui no Colégio Dinâmico, contamos com uma área de convivência em um espaço aberto e com boa estrutura para as crianças aprenderem e se divertirem com segurança, sob supervisão de professores bem preparados para cuidar do seu filho.

2

A estrutura do colégio é composta por pátio, playground, parque e refeitório. Todos os ambientes foram construídos pensados nas necessidades das crianças. Por exemplo, no refeitório, mesas e cadeiras são de alturas adequadas para o tamanho dos pequenos. Os brinquedos são todos elaborados para crianças de até 6 anos. Tudo elaborado com muita dedicação e carinho para o seu filho.

SALAS DE AULA

3

O Colégio Dinâmico é a única instituição de ensino infantil na cidade de Jataí – GO que tem o Maternal I dividido em 2 turmas: com alunos de 1 ano e outra com os pequenos de 2 anos. E as crianças com 3 e 4 anos já vão para o Maternal II. Temos salas climatizadas, banheiros anatômicos (também único na cidade) e espaço soninho para a hora de descanso do dia. E aqui, os alunos começam a estudar inglês a partir do Jardim 1 e 2. Mais um diferencial do Colégio Dinâmico.

TECNOLOGIA

Aqui no Colégio Dinâmico a área de tecnologia possui o laboratório de informática com programação específica para cada turma, além de uma sala de cinema usada tanto para aprendizado como para diversão.

Contamos também com um espaço dedicado apenas para os livros infantis. As professoras sempre contam e encenam historinhas dos famosos contos infantis para os alunos.

Os pais têm acesso às câmeras de monitoração pelo celular através de um aplicativo com login, onde podem ver o que os seus filhos estão fazendo a qualquer hora do dia.

 

SEGURANÇA

As salas de aula possuem câmeras de monitoramento, possibilitando aos pais acesso às imagens, podendo acompanhar em tempo real o seu filho e o andamento da aula.

 

MATERIAL DIDÁTICO

EDUCAÇÃO INFANTIL

A coleção da Educação Infantil AZ foi projetada para colaborar com a construção de uma rotina significativa para os alunos, levando em conta a possibilidade de criação, a curiosidade de explorar o mundo e a potencialidade que cada criança traz para o ambiente escolar. Todos os livros estão alinhados com a Base Nacional Comum Curricular. As atividades propostas ampliam o foco do aprendizado e contam com a possibilidade de ampliação por meio dos conteúdos digitais (games) integrados à trilha de aprendizagem, envolvendo o desenvolvimento socioemocional do aluno e a formação de valores.

Liga das Corujinhas

A plataforma de aprendizagem Liga das Corujinhas disponibiliza jogos de socialização para crianças. Abrange o desenvolvimento da linguagem, da lógica-matemática, da psicomotricidade e de habilidades socioemocionais. As situações-problemas se passam em ambiente colaborativo. Pode ser acessada em computadores, tablets ou smartphones (iOS e Android). Você poderá acessá-la baixando o aplicativo nas lojas de download App Store e Play Store, utilizando os dados de acesso fornecidos pela Conexia, via Lex.

 

Binóculo

A solução digital Binóculo é o canal de comunicação entre a escola e a família. Foi desenvolvida para uso on-line, em smartphones (iOS e Android). Você poderá acessá-la baixando o aplicativo nas lojas de download da App Store e Play Store, utilizando seus dados de acesso fornecidos pela Conexia, via Lex.

 

Concepção pedagógica

 

A coleção da Educação Infantil AZ foi projetada para ser um material de apoio para o trabalho didático do professor e para sugerir atividades que propiciem desafios, questionamentos e trocas de ideias entre alunos e professores. Os projetos a serem explorados seguem basicamente três princípios: Integração das diferentes linguagens do cotidiano das crianças – as histórias, a criação de ambientes lúdicos, as artes, a linguagem oral e a linguagem corporal se interligam no cotidiano da Educação Infantil. As propostas dos projetos contemplam o modo de ser e de pensar da criança que as vivencia de maneira integral.

  • Duração dos projetos – há sugestão do tempo de trabalho dos projetos, porém é você quem deve decidir por quanto tempo uma ficha de atividade pode estender-se e se ela deve ser repetida ou não, com base no interesse e na resposta das crianças.
  • Tarefas em grupo – experiências que as crianças podem realizar em grupo são contempladas na coleção.
  • Os conteúdos estão organizados em oito projetos ao longo do ano, os quais contém fichas de atividades que devem ser desenvolvidas em sala de aula ou como tarefa. Ressaltamos que essas propostas podem ser organizadas de maneira independente da apresentada no impresso e não necessariamente da forma sequencial em que aparecem. Nosso principal objetivo é colaborar com a construção de uma rotina significativa para os alunos da Educação Infantil, levando em conta a possibilidade de criação, a curiosidade de explorar o mundo e a potencialidade que cada criança traz para o ambiente escolar. Características
  • Proposta pedagógica eficiente.
  • Apoio ao desenvolvimento das Habilidades e Competências necessárias para a formação dos alunos, instrumentalizando-os de acordo com a BNCC.
  • Uso de imagens, fotos e desenhos. Benefícios
  • Trabalho com projetos.
  • Integração com soluções digitais. Diferenciais importantes
  • Conteúdos alinhados à BNCC.
  • Conteúdo baseado em proposta interdisciplinar, multidisciplinar e o desenvolvimento das competências socioemocionais.

• Possibilidade de utilização associada a diversos produtos digitais oferecidos pela Conexia.

BNCC

Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização. Estes eixos orientam os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural. Campos de Experiência:

  • o eu, o outro e o nós;
  • corpo, gestos e movimentos;
  • traços, sons, cores e formas;
  • escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Etapas dos projetos:

Apresentação

Apresenta o tema com a justificativa, possibilidade de duração, os objetivos, a relação com os campos de experiência da BNCC e as habilidades que serão desenvolvidas, e o produto final para o projeto.

O que já sabemos?

Propõe situações em que os alunos possam expressar suas ideias sobre o tema, para que seja possível acionar seus conhecimentos prévios e suas representações

O que queremos saber?

A partir do que os alunos já sabem, são oferecidas algumas possibilidades de continuidade do projeto. Etapa de iniciar os registros e guiar o trabalho.

O que vamos investigar?

Momentos de experiência e investigação. Hora de aprender mais e registrar as descobertas.

O que aprendemos?

Resgatar os que foi aprendido e organizar os registros do que foi mais significativo para o grupo

 Produto final

Dá visibilidade às aprendizagens e vivências. Momento de reorganizar conceitos e aplicar os conhecimentos adquiridos.

A metodologia

O aluno é concebido como portador de uma história de conhecimentos adquiridos e capaz de aprender sempre. Dessa forma, são consideradas a estrutura e a gênese como fontes de produção do conhecimento. Não se trabalha com estruturas acabadas ou com a redução do complexo ao simples, e sim com as construções progressivas. O modelo que se apresenta como opção para nossa proposta se concretiza em uma metodologia relacional, ou seja, não utiliza entidade ou termo de significado absoluto, mas, compõe relações cujos termos são indissociáveis. Sínteses e análises lineares são substituídas por interações de elementos distintos. Trabalha-se a totalização como processo ativo e nega-se a conceituação estática. Para que a abordagem do conhecimento seja vivenciada na prática, consideramos importante ressaltar que aprendizagem

  • deve ser problematizadora, com base na dialogicidade;
  • deve favorecer a abertura para a elaboração de hipóteses;
  • é um processo de desequilíbrio, relacionado ao nível de desenvolvimento do aluno;
  • deve incentivar a socialização da produção;
  • é condição necessária ao desenvolvimento do ser humano.

 

O material didático

O material didático pode e deve contribuir para que se produzam situações que provoquem certo grau de incerteza e a busca pela solução de um problema proposto. Nessa perspectiva, procuramos propor a organização das atividades dos alunos para a busca do desconhecido, a partir do conhecido, contribuindo para o papel de mediador do professor na preparação de planos para a descoberta ou investigação de fatos.

As atividades propostas buscam ser desafiadoras e, em geral, podem ser realizadas por diferentes caminhos. Espera-se que o levantamento de hipóteses, a exposição de opiniões e a apresentação de justificativas sejam partes integrantes da rotina de sala de aula, além de instigar alunos e professor a refletir sobre os resultados alcançados. Muitas vezes, na Educação Infantil, essas propostas são vivenciadas por meio de jogos simbólicos, em que as crianças assumem diversos papéis, simulam e recriam situações do cotidiano dando um novo significado a elas. As estratégias das atividades possibilitam:

  • um diagnóstico da situação dos alunos com relação aos diversos conhecimentos trabalhados;
  • o brincar como forma de expressão;
  • o confronto de ideias de todos aqueles que participam da aula;
  • a pesquisa como objeto de estudo;
  • a relação com os conhecimentos socialmente construídos. 17 MOG 2021 Manual de Orientações Gerais O papel do professor O material da Educação Infantil AZ apresenta uma estrutura didática que possibilita ao professor ser:
  • mediador do processo ensino-aprendizagem;
  • aquele que desequilibra, desafia, orienta, traz novas informações;
  • o parceiro mais experiente em cada ação educativa;
  • autor de seus planos de trabalho, de forma a preservar a excelência acadêmica das atividades desenvolvidas;
  • aquele que planeja e replaneja em função das necessidades do grupo. Por fim, em nossa opção metodológica:
  • O professor deve estar ciente de que o material impresso é um dos instrumentos disponíveis para a consecução dos objetivos a que se propõe o ensino.
  • Supõe-se a intervenção efetivamente mediadora do educador, parceiro mais experiente no percurso pedagógico e que deve exercer sua crítica para perceber que as “verdades” do texto não são definitivas, pois toda a proposta é composta por recortes de um conhecimento que é uno e indivisível.
  • Por mais aperfeiçoados que possam ser os conteúdos, eles não esgotam as possibilidades de ensino e de aprendizagem, pois são apenas um recorte de determinados temas; são organizadores, uma referência, um ponto de partida que abre horizontes plurais para a pesquisa e o aprofundamento.
  • O material impresso é um material de estudo e, como tal, sua linguagem e organização não podem excluir o percurso do aluno pela diversidade textual e pela originalidade de documentos específicos que fazem parte de outros acervos e de outras fontes, sob pena de reduzi-los à pobreza de interpretação e à carência de modelos estruturais para a produção da escrita.
  • Os impressos não são roteiros de aula, pois em cada escola e em cada sala de aula a dinâmica de aprendizagem parte de situações diversas, caminha por necessidades díspares e se adianta ou se retarda em função de experiências singulares de cada grupo no seu contexto, e, portanto, eles não apresentam roteiros fechados, cronogramas e avaliações impostos.

 A participação dos familiares

A proposta pedagógica dos projetos visa sensibilizar os familiares sobre a importância de sua participação no cotidiano escolar do aluno. Essa participação é incentivada por meio das “Orientações aos familiares”, que compõe o material, e reforçada pela disponibilização direcionada via digital, por meio do app de comunicação com a família. As orientações trazem dicas e instruções sobre como os familiares podem participar das atividades e interagir com as crianças em sua trilha de aprendizagem, explicando objetivos e mostrando como seu papel é importante para potencializar ainda mais este processo.

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
Escola da Inteligência – e.i. – Dr. Augusto Cury

A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos – professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em escolas de todo Brasil.

COLEÇÃO HELLO! 

O ensino da língua inglesa é proposto por meio de lições temáticas, com assuntos que fazem parte do universo dos alunos, como família, corpo, animais, escola, alimentação, lazer e natureza. A coleção contempla a interdisciplinaridade, permitindo que seus temas sejam trabalhados simultaneamente com as demais áreas do conhecimento.

ATIVIDADES DO ENSINO INTEGRAL E BERÇÁRIO

6

O Colégio Dinâmico oferece Ensino Integral, disponibilizando atividades extras que estimulam o aprendizado das crianças. Conheça a proposta de ensino elaborada para os nossos alunos.

VIDA KIDS

O Colégio Dinâmico é pioneiro em apresentar um projeto de lanche saudável para ofertar aos pais/ responsáveis. O Vida Kids oferece diariamente 2 opções de suco de fruta, 2 opções de carboidrato e 2 opções de fruta para a escolha. Ensinamos, desde cedo, a importância de uma boa alimentação para o desenvolvimento de cada um. Conheça nosso projeto e se encante.

 ARTES VISUAIS

O trabalho com as artes visuais na educação infantil é muito importante para o desenvolvimento da criança, pois é um momento livre para se expressar através do desenho. O que demonstra que a imaginação, percepção, sensibilidade e o pensamento devem ser trabalhados juntos, estimulando o desenvolvimento criativo da criança. Com essa atividade, os rabiscos do seu filho tornam-se verdadeiras obras de arte.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Se exercitar é muito importante para a vida de uma pessoa e deve ser estimulado desde cedo. Pensando nisso, o Colégio Dinâmico conta com uma equipe de professores que coloca os alunos para se movimentar bastante durante o dia. São brincadeiras variáveis que estimulam a atividade física de forma saudável e divertida.

PROJETO DE LEITURA DO EXPLORADOR

Com o intuito de inserir a criança em um novo mundo de possibilidades, o Colégio Dinâmico apresenta uma coletânea de livros infantis, pré-selecionada de acordo com a idade de cada turma e que contém diversos temas. Trabalhando assim, a literatura e também desenvolvendo habilidades de atenção e memória desde cedo. Com o projeto de leitura, o seu filho aprende se divertindo.

PROJETO MUSICAL

Brincar com música contribui de maneira significativa para o desenvolvimento da criança. Sabendo disso, o Colégio Dinâmico disponibiliza um momento onde o ensino infantil brinca, imita, inventa e reproduz canções. Através da música, a criança aprende desde cedo a expressar seus sentimentos, sensações e pensamentos de forma leve e descontraída.

PSICOMOTRICIDADE

A Psicomotrocidade é uma ciência que tem o objetivo de estudar o ser humano através do movimento de seu corpo em relação ao mundo à sua volta. Pensando nisso, o Colégio Dinâmico disponibiliza essa ação educativa que integra comunicação, movimentação e linguagem. A criança é estimulada a agir com os outros e consigo mesma, a perceber e atuar, desenvolvendo de forma natural o aprendizado.

SAÚDE BUCAL

A higiene bucal é uma atividade de extrema importância e por conta disso, a escovação é realizada diariamente no Colégio Dinâmico. As crianças aprendem a manter o hábito de escovar os dentes desde pequenas. Com esse cuidado, a saúde bucal adulta estará bem encaminhada.

WATER PLAY ATIVO

Com saídas de água em piso antiderrapante, a criança conhece e aprende a lidar melhor com as suas ações e reações psicomotoras. A interação torna-se mais rica do que em uma piscina ao permitir que a criança decida o que fazer, qual parte do corpo molhar. Com essa atividade, o pequeno aprende e brinca com segurança.

OUTROS PROJETOS

  • PROJETO LITERATURA DO EXPLORADOR

As crianças na educação infantil necessitam de estímulos para representar sentimentos e emoções. Então a elaboração e execução do projeto se darão com contação de histórias, fantoches, brincadeiras e outros que envolvam a leitura.

Observando também a necessidade dos familiares nesse processo de conquistas, desenvolveremos o mesmo, para que a família participe ativamente da leitura com a criança.

 

  • PROJETO DRA. ABROBRINHA E DRA. LARANJA

O Projeto Doutor Chuchu partiu da iniciativa de se trabalhar as questões envolvendo os hábitos alimentares saudáveis de forma lúdica. O presente trabalho foi uma proposta da equipe de coordenação que, em parceria com professores, perceberam no lanche das crianças, alimentos inadequados consumidos de maneira corriqueira e muitas vezes excessiva por uma parcela dos alunos nos horários de lanche.

 

  • PROJETO OLIMPÍADAS BABY

O Projeto Olimpíadas Baby surgiu da necessidade de comover a comunidade escolar para o lado social da cidade de Jataí e também fortalecer vínculos entre as famílias do Colégio.

 

  • PROJETO CORES E BICHOS

O Projeto Ambiental cores e Bichos surgiu da necessidade de trabalhar a importância do meio ambiente para as crianças da Educação Infantil.

>
WeCreativez WhatsApp Support
Estamos a sua disposição para quaisquer dúvidas. Fale conosco!
👋 Oi, como posso te ajudar?