Do 6° ao 9°Ano
Nosso Ensino Fundamental II compreende a adolescência como uma fase marcada pela transformação, mudança de expectativas, posturas, busca pela formação de identidade do indivíduo.
Nesse contexto, nossa “concepção de aprendizagem implica escolhas metodológicas que possibilitam o amadurecimento integral dos estudantes e a construção de conhecimentos, competências e valores, bem como o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e criativo”.
Metodologias ativas, interdisciplinaridade, grupos cooperativos e Material Didático Digital possibilitam o uso de novas tecnologias em sala de aula.
Nossa proposta pedagógica contribui de forma significativa na construção do conhecimento dos nossos alunos.
Uma experiência única para o aluno com a construção do aprendizado a partir de uma base consistente e alinhada aos desafios do século XXI, potencializado com um conteúdo multiplataforma, o desenvolvimento do pensamento computacional e a transição planejada para o Ensino Médio.
As soluções educacionais da plataforma AZ, destinadas aos anos finais do Ensino Fundamental (6o ao 9o ano) têm a preocupação em garantir não apenas a abordagem dos objetos de conhecimento e dos conteúdos programáticos, mas também o desenvolvimento da aprendizagem de forma dinâmica, criativa, prazerosa e, respeitando as recomendações de especialistas, digital. Os conteúdos refletem nossa responsabilidade em oferecer materiais eficientes, defendendo a ideia da integração dos conhecimentos de diferentes áreas, assim como um processo de aprendizagem Personalizado.
A agenda digital Binóculo é o canal de comunicação entre a escola e a família. Foi desenvolvida para uso on-line, em smartphones (iOS e Android). Você poderá acessá-la baixando o aplicativo nas lojas de download da App Store e Play Store, utilizando seus dados de acesso fornecidos pela Conexia, via Lex.
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular. Os professores estão constantemente coletando dados formais e informais sobre o que e como seus alunos aprendem.
É por meio dos simulados que os estudantes se familiarizam com as provas objetivas, aprendem a administrar o tempo, a controlar a ansiedade, conhecem seus pontos fortes e fracos e definem estratégias para a resolução das questões das disciplinas específicas e também das questões voltadas para a atualidade.
O segredo dos bons alunos não é estudar “muito”; é estudar bem. Na prática, isso significa ter método e estratégia. Na plataforma AZ, é aplicado uma ferramenta chamada “Ciclo PDCA”, muito utilizada por empresas que visam à melhora constante. A ideia central é ensinar os alunos a sempre se planejar antes de qualquer tarefa, executar bem o planejamento, checar os resultados da execução e atuar corretivamente, aprendendo com os erros.
A aprendizagem no Colégio Dinâmico não é um privilégio reservado apenas aos alunos. Nossos professores estão em constante formação por meio do estudo, da pesquisa, da reflexão e do contato contínuo com as novas concepções de ensino. Além do incentivo à formação, o educador é estimulado a partilhar experiências e práticas. Isso faz com que diferentes contextos e realidades enriqueçam ainda mais os projetos desenvolvidos em conjunto com os alunos.
Os alunos que obtém as médias mais elevadas auxiliam os colegas que têm algum tipo de dificuldade com as atividades propostas pelos professores em sala de aula. O sistema de monitoria abrange todas as disciplinas e é realizado no contra turno.
Educação Financeira não é apenas conjunto de ferramentas de cálculo, mas uma leitura de realidade, de planejamento de vida, da prevenção e da realização individual e coletiva.
Esse projeto busca levar, aos alunos, o conhecimento dos conteúdos de Educação Financeira de forma a desenvolver atitudes proativas e conscientes, que permitam às pessoas identificarem um melhor posicionamento em relação aos seus recursos. Consequentemente os alunos desenvolverão atitudes conscientes rumo a sustentabilidade financeira para a realização de todos os seus sonhos.
A prática da produção textual visa formar alunos escritores competentes, aptos a criar textos coerentes, coesos e eficazes. Os alunos são desafiados com atividades diversificadas, com o propósito de desenvolver a sua criatividade e a argumentação.
Promover projetos de cunho social é um passo importante para que os alunos cresçam conscientes do seu papel na sociedade. Assim, prestamos serviços para a comunidade local fazendo doações e visitas a entidades filantrópicas. Promovemos oportunidades de reflexão que despertam a importância dos valores humanos.
Os Projetos Ambientais são fundamentais para uma conscientização dos alunos em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente.